28 abr O Bom Filho à Casa Torna
Olá, Lupuladas e Lupulados do Blog da Escola Mineira de Sommelieria!
Com muito orgulho, topei o convite da nossa amiga Jaque para escrever e contar um pouquinho da minha visão sobre o “Universo Cervejeiro” aqui para vocês!
Sou Flávio Vouguinha, Relações Públicas de Formação, Customer Success por vocação e Beersommerlier por paixão. Essa relação de amor pelo universo cervejeiro começou há cerca de 12 anos, quando comecei a variar das cervejas mainstream que encontrávamos em bares tradicionais. Lembro direitinho de, em 2010, procurar bares em BH que vendiam Heineken, naquele momento, ainda uma cerveja importada. Em 2012, veio a primeira assinatura de Clube de Cervejas e a entrada de vez no mundo das artesanais.
A partir daí, conhecer novas marcas, tipos, fábricas e bares virou um hobbie, que em 2017, se tangibilizou no projeto “Mais Um Lúpulo” (@maisumlupulo), através de um perfil no Instagram. Nele, posto sempre fotos das mais variadas cervejas que consumo bares, restaurantes e fábricas que visito sempre que tenho oportunidade. Mas tenho um carinho e paixão enorme por beber e degustar cervejas na minha varanda-beer também, rsrs.
Eu sempre trabalhei com marketing e relacionamento com clientes, sou uma pessoa que gosta e tem afinidade com serviços e experiência, mas que sempre passou longe da cozinha. Sendo assim, quando quis fazer algum curso relacionado à cerveja, não pensei duas vezes: Beersommelier!
Foi então que minha relação com a EMS começou, em 2017, quando fiz parte da 11ª turma de formação da escola, que ficou conhecida como “§11 – Parágrafo 11”. A sugestão do nome partiu do nosso mestre Marco Falcone, contando sobre o décimo primeiro parágrafo do Bier-Comment: 11 – Es wird fortgesoffen!
Apesar de não haver uma tradução oficial para o português, entende-se que o sentido da regra é “Que se continue a beber”. Falcone nos ensinou que, mais que traduzir o parágrafo 11, o melhor é entendê-lo para usá-lo sempre no melhor contexto que propague, divulgue e defenda o universo cervejeiro. E esse se tornou um de meus maiores propósitos.
Quando você se torna um sommelier em cervejas, aprende a história e as diferentes escolas cervejeiras, conhece e identifica os estilos de cerveja a partir de suas especificações técnicas e análises sensoriais e dessa forma, pode usar esse conhecimento em vários serviços como a degustação orientada, harmonização de cerveja e alimento, elaboração de carta de bebidas e tudo que envolve a experiência do cliente com a cerveja em um ponto de venda.
Aproveitando minha experiência de mais de 7 anos em sala de aula como professor de disciplinas de gestão, marketing e comunicação, voltei nos anos de 2018 e 2019 à EMS como professor convidado para falar sobre o “Mundo do Marketing no Universo Cervejeiro”. Foi uma enorme felicidade ter a oportunidade de conversar com alunos e conectar dois mundos que sou apaixonado: Cerveja + Marketing.
E agora, o bom filho à casa torna, com a expectativa de contar um pouco da história, tipos, estilos, novidades, lançamentos, acessórios, dicas e tudo que houver nessa grande aventura que é o mundo cervejeiro.
Muito obrigado pela oportunidade e espero que gostem! Cheers!