Gestão 360 para Microcervejarias
Objetivo: Apresentar novos conceitos e as mais recentes e eficazes boas práticas mundiais de gestão de micro cervejarias, para que sirvam de base para o fortalecimento da competitividade das empresas. Desenvolver novas posturas gerenciais para buscar vantagens competitivas baseadas no aprimoramento da produção, redução de custos e otimização de resultados.
Público alvo: Empresários, gestores de cervejarias, cervejarias ciganas, gestores, responsáveis pela produção e demais interessados em gerar aumento de eficiência em seu processo produtivo e gestão da empresa.
Carga horária: Vinte horas, distribuídas em cinco noites de 4 horas cada.
Gestão administrativo-financeira:
- Organograma funcional, qual a sua importância à apuração de custos;
- Custos diretos: MOD, Matérias primas, insumos e GGFs;
- Metodologias de custeio;
- Fluxo de caixa, projeções de recebimentos e pagamentos visando antecipar a eventuais ‘furos’ de caixa.
Relatórios gerenciais e indicadores de desempenho:
- Relatórios gerenciais;
- Indicadores de desempenho;
- Lucratividade / Rentabilidade
- Produção hora/homem/litro;
- Ociosidade fabril;
Gestão da Produção
- Equipamentos – abordagem de tópicos que se iniciam no dimensionamento correto dos equipamentos, passando pela eficiência, controle de qualidade, ociosidade, planejamento da produção e segurança do trabalho;
- Foco nas melhores práticas adotadas mundialmente por cervejarias artesanais, visando aumentar a eficiência, qualidade, consistência e reduzir custos nos processos produtivos.
- Elaboração do PCP – Planejamento e Controle da Produção, considerando as previsões de venda, tempo de produção, recursos, matérias primas, lead timing, etc.;
Gestão Comercial
- Canais de Vendas – abordaremos os principais canais de venda, suas vantagens e desvantagens;
- Tipos de embalagens – explicaremos as categorias de embalagens: barris, garrafas, growlers e latas, bem como seus respectivos modelos e volumes, impactos logísticos, financeiros e operacionais;
- Curva ABC de Vendas e Metas – explicaremos a importância de utilizar ferramentas que extraia os dados comerciais de forma a trabalhar de uma forma analítica as informações comerciais, buscar traçar metas tangíveis alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa, bem como os meios para se alcançar tais metas;
- Preço x Qualidade x Volume – Particularidades, vantagens e desvantagens em se adotar estratégias de vendas focadas em preço, qualidade e consequentemente nos volumes comercializados.
Gestão da Logística
- Barris, garrafas e latas – Explicaremos os principais aspectos para trabalhar com produtos em barris, garrafas e latas.
- Roteirização – Abordaremos a importância em trabalhar com roteirização para as entregas da semana/dia;
- Controle de ativos – Ponto nevrálgico quando se trabalha com barris de inox e chopeiras, dado ao valor dos ativos imobilizados
- Caixas fechadas x fracionadas – abordaremos as estratégias comerciais, suas vantagens e desvantagens em se trabalhar com pedidos/entregas de caixas fracionadas x caixas fechadas;
- Logística própria x contratada e compartilhada – Vamos explorar as modalidades de entrega adotando logística própria, contratada e compartilhada.
Gestão de Compras
- Controle de Estoque – Abordagem dos principais aspectos na gestão de estoque como inventário, validade de insumos, espaço físico, condições de armazenagem, etc;
- Planejamento das aquisições – Explicaremos como um planejamento adequado pode ter impactos positivos nos resultados da cervejaria;
- Contratos de fornecimento – Debate sobre as vantagens e desvantagens de se trabalhar com contratos de fornecimento de insumos;
- Centrais de compra – Explicaremos as principais características, benefícios e exemplos em operação.