Gestão 360 para Microcervejarias
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Gestão 360 para Microcervejarias

Objetivo: Apresentar novos conceitos e as mais recentes e eficazes boas práticas mundiais de gestão de micro cervejarias, para que sirvam de base para o fortalecimento da competitividade das empresas. Desenvolver novas posturas gerenciais para buscar vantagens competitivas baseadas no aprimoramento da produção, redução de custos e otimização de resultados.

Público alvo: Empresários, gestores de cervejarias, cervejarias ciganas, gestores, responsáveis pela produção e demais interessados em gerar aumento de eficiência em seu processo produtivo e gestão da empresa.

Carga horária: Vinte horas, distribuídas em cinco noites de 4 horas cada.

Gestão administrativo-financeira:

  •         Organograma funcional, qual a sua importância à apuração de custos;
  •         Custos diretos: MOD, Matérias primas, insumos e GGFs;
  •         Metodologias de custeio;
  •         Fluxo de caixa, projeções de recebimentos e pagamentos visando antecipar a eventuais ‘furos’ de caixa.

 

Relatórios gerenciais e indicadores de desempenho:

  •         Relatórios gerenciais;
  •         Indicadores de desempenho;
  •         Lucratividade / Rentabilidade
  •         Produção hora/homem/litro;
  •         Ociosidade fabril;

 

Gestão da Produção

  •         Equipamentos – abordagem de tópicos que se iniciam no dimensionamento correto dos equipamentos, passando pela eficiência, controle de qualidade, ociosidade, planejamento da produção e segurança do trabalho;
  •         Foco nas melhores práticas adotadas mundialmente por cervejarias artesanais, visando aumentar a eficiência, qualidade, consistência e reduzir custos nos processos produtivos.
  •         Elaboração do PCP – Planejamento e Controle da Produção, considerando as previsões de venda, tempo de produção, recursos, matérias primas, lead timing, etc.;

 

Gestão Comercial

  •         Canais de Vendas – abordaremos os principais canais de venda, suas vantagens e desvantagens;
  •         Tipos de embalagens – explicaremos as categorias de embalagens: barris, garrafas, growlers e latas, bem como seus respectivos modelos e volumes, impactos logísticos, financeiros e operacionais;
  •         Curva ABC de Vendas e Metas – explicaremos a importância de utilizar ferramentas que extraia os dados comerciais de forma a trabalhar de uma forma analítica as informações comerciais, buscar traçar metas tangíveis alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa, bem como os meios para se alcançar tais metas;
  •         Preço x Qualidade x Volume – Particularidades, vantagens e desvantagens em se adotar estratégias de vendas focadas em preço, qualidade e consequentemente nos volumes comercializados.

 

Gestão da Logística

  •         Barris, garrafas e latas – Explicaremos os principais aspectos para trabalhar com produtos em barris, garrafas e latas.
  •         Roteirização – Abordaremos a importância em trabalhar com roteirização para as entregas da semana/dia;
  •         Controle de ativos – Ponto nevrálgico quando se trabalha com barris de inox e chopeiras, dado ao valor dos ativos imobilizados
  •         Caixas fechadas x fracionadas – abordaremos as estratégias comerciais, suas vantagens e desvantagens em se trabalhar com pedidos/entregas de caixas fracionadas x caixas fechadas;
  •         Logística própria x contratada e compartilhada – Vamos explorar as modalidades de entrega adotando logística própria, contratada e compartilhada.

 

Gestão de Compras

  •         Controle de Estoque – Abordagem dos principais aspectos na gestão de estoque como inventário, validade de insumos, espaço físico, condições de armazenagem, etc;
  •         Planejamento das aquisições – Explicaremos como um planejamento adequado pode ter impactos positivos nos resultados da cervejaria;
  •         Contratos de fornecimento – Debate sobre as vantagens e desvantagens de se trabalhar com contratos de fornecimento de insumos;
  •         Centrais de compra – Explicaremos as principais características, benefícios e exemplos em operação.

 

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